Publicado em 10/10/2018 - em

No dia 10 de Outubro comemoramos o Dia Mundial da Saúde Mental.
E para celebrar a data, o CRP-13 lançará em sua sede (em João Pessoa), no dia 24 de outubro, às 18h30, o relatório que reúne os resultados da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas.
O documento é fruto de uma pesquisa realizada em 2017 pelo Conselho Federal de Psicologia, Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT) e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF). As inspeções também contaram com a parceria dos Conselhos Regionais de Psicologia, dentre eles o CRP-13, através da sua Comissão de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

Os interessados em participar do lançamento devem fazer a inscrição de forma ANTECIPADA e GRATUITA através dos telefones 3254-8282 e 3255-8250.

Sobre o Relatório de Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas:

Segundo a assessoria do CFP, “Vinte e oito estabelecimentos, das cinco regiões do Brasil, foram vistoriados em outubro de 2017 em ação conjunta do Ministério Público Federal, do Conselho Federal de Psicologia e do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Privação de liberdade, trabalhos forçados e internação de adolescentes estão entre as violações identificadas. A ação conjunta foi inédita e mobilizou cerca de cem profissionais, em vistorias que ocorreram simultaneamente em 28 estabelecimentos nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. A coleta de informações envolveu vistorias dos espaços físicos, entrevistas com usuários, direção e equipes de trabalho, além da análise de documentos das instituições – voltadas especialmente à internação de usuários de drogas, embora novos públicos venham sendo incorporados, conforme apontaram as vistorias.”

Acesse o Relatório da Inspeção Nacional em Comunidades Terapêuticas

 

Fonte:
« voltar para a lista