Publicado em 13/09/2018 - em

CFP, ABEP E FENAPSI divulgam relatório final das Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e a Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI) divulgaram o relatório final da revisão das Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia.

Em 2018, Ano da Formação em Psicologia, foram mobilizados docentes, estudantes e profissionais de todo o país, que ajudaram a construir propostas para as novas diretrizes.

A Paraíba, através do Conselho Regional de Psicologia (CRP-13) colaborou com reuniões preparatórias em diversas cidades do estado. O  GT-IES esteve a frente dessas discussões, com representantes de instituições de ensino, como Unipê, Uninassau, UFCG, UEPB, UFPB, Faculdade Santa Maria, FIP e FPB.

Segundo o CFP, ABEP e FENAPSI o processo democrático para a revisão das DCN permeou todas as etapas, desde as Reuniões Preparatórias descentralizadas, passando pelos Encontros Regionais e o Encontro Nacional, a consulta pública, e culminando na elaboração da minuta das diretrizes.

As Reuniões Preparatórias ocorreram entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018 e foram organizadas livremente por entidades, instituições de ensino e grupos de atores da formação. Nelas foram elaboradas propostas e encaminhadas para serem discutidas e avaliadas nos Encontros Regionais. Nessa etapa foram realizadas 118 reuniões, nas quais foram elaboradas 877 propostas, por um total de 3.381 participantes.

A partir de março deste ano, nos Encontros Regionais, foram discutidas as 877 propostas, aprovadas 121 delas e eleitos delegadas e delegados para o Encontro Nacional, que ocorreu no mês de maio, em Brasília.

A consulta pública contou com 156 participantes e com 270 sugestões/contribuições.

O relatório final foi publicado e enviado aos Conselhos Nacionais de Saúde e de Educação.

Clique aqui para conferir o material na íntegra.

 

Fonte:
« voltar para a lista