Publicado em 14/08/2018 - em

Eventos preparatórios para o 10º CNP têm início na Paraíba. Enviei suas propostas e colabore com o futuro da profissão

Chegou a hora de profissionais e estudantes da Psicologia colaborarem com os próximos três anos de gestão dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

É que em 2019 (30 de maio a 02 de junho) acontecerá em Brasília a décima edição do Congresso Nacional de Psicologia. O CNP garante a participação direta da categoria no processo de deliberação acerca das ações a serem desenvolvidas pelo Sistema Conselhos de Psicologia, favorecendo e valorizando seu protagonismo e auto-organização em relação às etapas que precedem o Congresso Nacional da Psicologia –  CNP e os Congressos Regionais de Psicologia – COREPs.

Andrea Carvalho, membro da COMORG Regional e representante do CRP-13 na COMORG Nacional (Comissões Organizadoras dos Congressos de  Psicologia), explica que para se chegar até o CNP são promovidas etapas regionais, com o intuito de amadurecer as propostas a serem apresentadas no Congresso Regional. São elas:

  • Os Eventos Preparatórios servem para fomentar os debates, publicizar o processo do Congresso Nacional e criar propostas a serem apreciadas nos Pré-Congressos;
  • Os Pré-Congressos são eventos organizados por Conselhos Regionais de Psicologia, organizados por áreas geográficas, subsedes e seções, que tem como objetivo debater, qualificar, suprimir, criar novas propostas para os COREPs;
  • Os Congressos Regionais – COREPs são eventos que têm por objetivo analisar e aprovar as propostas de âmbito regional, âmbito nacional e de âmbito regional/nacional dos pré-congressos e eleger as(os) delegadas(os).

Sobre a participação da categoria nessas etapas, Andrea lembra inda que “nos eventos preparatórios e nos pré-congressos, estudantes e Psicólogas(os) inscritas(os) no CRP-13 podem colaborar com elaboração das propostas, mas apenas os profissionais inscritos(os) e adimplentes* no CRP-13, participam da elaboração das propostas e da escolha das propostas a serem encaminhadas ao COREP, além de poderem ser eleitas(os) delegadas(os) do COREP”. Já durante o Congresso Regional de Psicologia, os estudantes indicados nos Pré-Congressos, participam da elaboração das propostas e na escolha de 2 estudantes para ir ao CNP, e as(os) Psicólogas(os) inscritas(os) e adimplentes* no CRP-13, participam da apreciação das propostas a serem encaminhadas ao CNP, além de poderem ser eleitas(os) delegadas(os) do CNP.

A última etapa regional que antecede o CNP é o COREP. Esta encontro tem como objetivo Garantir o espaço de articulação para composição, inscrição e apresentação de chapas que concorrerão ao mandato do Conselho Regional de Psicologia da 13ª Região, na gestão do triênio 2019 a 2022; Definir políticas regionais e nacionais referentes ao tema do 10º CNP a serem implementadas e/ou reguladas pelo Sistema Conselhos de Psicologia; Eleger as delegadas da 13ª Região/Paraíba para o 10º Congresso Nacional da Psicologia, dentre outros objetivos que visam o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão.

Veja aqui os eixos a serem debatidos no 10º CNP

Confira aqui o calendário dos eventos preparatórios:

  • Dos Eventos Preparatórios:

Caso tenha alguma proposta para a gestão do Sistema Conselhos – seja de âmbito regional e/ou federal, você poderá preencher o formulário de proposta disponível aqui. Dessa forma, a sua proposta poderá somar as discussões para levar adiante as posições debatidas.

Envie aqui sua proposta!

*São consideradas(os) psicólogas(os) adimplentes aquelas(es) que estejam em dia com o pagamento da anuidade de anos anteriores à realização do CNP, mesmo que na forma de parcelamento, até o dia anterior à realização do Pré-Congresso e/ou do COREP.

 

Fonte:
« voltar para a lista