Publicado em 22/05/2018 - em

Já está aberta a consulta pública sobre as Diretrizes Curriculares da Psicologia

Está aberta até o dia 10 de junho a consulta pública a consulta pública para construção da minuta das novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Psicologia. O documento pode ser acessado através dos sites do Conselho Federal de Psicologia (CFP), da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e da Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) – entidades que estiveram à frente de todo o processo de discussão do Ano da Formação em Psicologia.

A consulta pública possibilita todos os profissionais e estudantes de Psicologia opinar e ajudar a construir, de forma coletiva, a proposta das novas diretrizes dos cursos de graduação em Psicologia, com parâmetros de formação mais adequados à realidade atual, às necessidades sociais e aos compromissos da Psicologia com a população brasileira.

A minuta colocada em consulta é fruto de 33 propostas aprovadas no Encontro Nacional, ocorrido em Brasília no dia 05 de maio. Essas propostas foram elaboradas após 118 reuniões preparatórias e cinco encontros regionais. Até chegar a etapa nacional, a delegação da Paraíba (CRP-13) participou de reuniões preparatórias (promovidas nas IEs), Encontro Paraibano (na sede em João Pessoa) e o Encontro Regional (em Recife).

A versão final do documento, após a consulta, será divulgada em 30 de junho e apresentada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

A minuta pode ser acessada em: http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2018/dcn/

Como vai funcionar a consulta pública

Na consulta pública, e possível sugerir alterações na forma, na redação e na terminologia, assim como correções no texto. É importante frisar que a consulta pública não poderá excluir texto, incluir novos parâmetros ou alterar substancialmente o conteúdo do documento, uma vez que essas ações eram prerrogativas dos encontros regionais e as propostas foram aprovadas no Encontro Nacional.

 

 

Fonte:
« voltar para a lista