Publicado em 15/03/2019 - em

João Pessoa sediará XII Encontro Abep. Inscrições vão até 20 de maio

A capital paraibana será sede do XII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (Abep), que  acontecerá entre os dias 13 e 15 de junho de 2019, no Instituto de Educação Superior (IESP).

O tema trabalhado em 2019 será “20 Anos em Defesa do Compromisso Ético Social na Formação em Psicologia”.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo seguinte link: https://sites.google.com/view/abep20anos/inscreva-se . O primeiro período de inscrições expira dia 20 de maio. O seguinte será até 12 de junho e o último no IESP.

Podem participar do evento professoras(es), coordenadoras(es), pesquisadoras(es), psicólogas(os) e estudantes de Psicologia de todo o país. A programação prevê conferências, mesas-redondas, fóruns, minicursos, lançamentos de livros e pôsteres.

Na ocasião, também acontecerá a XI Edição do Prêmio Sílvia Lane, destinado a trabalhos realizados por estudantes de Psicologia, na forma de TCC e de Relatório de Estágio. As inscrições para a edição deste ano se encerraram em 2018, já que o processo de análise das propostas leva um tempo considerável para ser concluído. Todas as informações podem ser acessadas no site da Abep: http://abepsi.org.br/premiosilvialane/ . 

Ano da Formação

Em 2018, uma parceria entre CFP, Abep e Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi), promoveu as discussões sobre o Ano da Formação em Psicologia, quando foram debatidas as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Psicologia, por todo Brasil. Na Paraíba as discussões foram mediadas pelo GT-IES (Grupo de Trabalho – Instituições Ensino Superior) do CRP-13 e contou com a participação de coordenadoras(es) e professoras(es) de Psicologia de diversos cursos do estado.

Foram organizadas reuniões preparatórias, cinco encontros regionais e um encontro nacional, que aprovou 33 propostas. A partir desses encontros, foi redigida uma minuta submetida à consulta nacional, transformada posteriormente em Relatório Final, por meio dos canais das entidades nacionais coordenadoras do processo de discussão – CFP, Abep e Fenapsi.

A minuta também foi apreciada e aprovada na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT) e no pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Agora, as novas diretrizes curriculares serão debatidas no Conselho Nacional de Educação (CNE) e no Ministério da Educação (MEC).

Fonte:
« voltar para a lista