Publicado em 19/07/2017 - em

Membros e colaboradores do CRP-13 participam no Encontro Nacional de COE e COF em Brasília

Conselheiros e colaboradores das Comissões de Orientação Ética (COE) e Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-13 estão em Brasília-DF participando do Encontro Nacional de COE e COF, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Até sexta-feira (21), membros dos diversos Conselhos Regionais de Psicologia do Brasil, bem como do Federal, estarão compartilhando suas experiências no trabalho diário de orientação, ética e fiscalização do exercício profissional.

Quem está representando a COE do CRP-13 é o Presidente-conselheiro da Comissão, Gabriel Pereira de Souza. Já a COF da autarquia está sendo representada pelo Presidente-conselheiro da referida Comissão, Ricardo Jorge Costa Faria e a funcionária do CRP-13 Socorro Brito. A colaboradora convidada para contribuir com este momento foi a psicóloga Katiuska Araújo Duarte, que está representando ambas as Comissões.

Sobre o “Encontro Nacional de COE e COF” (via CFP)

A coordenadora-geral do CFP, Miraci Mendes, explicou que o evento é uma das mais importantes agendas do Sistema Conselhos de Psicologia. “Reunimos as comissões responsáveis por executar na ponta a essência da missão dos conselhos regionais: orientar e fiscalizar para que a Psicologia seja exercida segundo princípios éticos.” A conselheira Andrea Esmeraldo, integrante da Secretaria de Orientação e Ética do CFP, enfatizou que a Psicologia ocupa novos espaços e gera novas demandas. “Nosso trabalho nunca estará acabado, mas sempre em construção, como a própria sociedade.”

Coordenada pela Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do CFP, a programação da atividade foi planejada de forma colaborativa, a partir das dúvidas, dificuldades e temas apresentados pelas comissões regionais. “É espaço de aprendizado coletivo. Muitas vezes, as respostas já existem no acúmulo da legislação e das resoluções do Sistema Conselhos, precisamos apenas ter a tarefa de garimpar a resposta e nivelar os conhecimentos”, falou o psicólogo Aluízio Lopes de Brito, convidado da SOE.

A conselheira Júnia Maria Campos Lara apresentou as atribuições da SOE. “É a instância superior e de recursos. Responde pela coordenação das atividades de orientação e fiscalização do Sistema Conselhos de Psicologia, em busca da unidade das diretrizes e da eficiência das ações”.

 

 

 

Fonte: Ascom CRP-13
« voltar para a lista