Credenciamento de Sites

Sobre o Credenciamento de Sites

O Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP n°12/2005 para regulamentar o atendimento psicoterapêutico e outros serviços psicológicos mediados por computador. Atualmente o Conselho Federal de Psicologia editou a Resolução CFP n° 11/2012 que regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revoga a Resolução CFP N.º 12/2005. Dessa forma, o Sistema Conselhos de Psicologia disponibiliza o Sistema de Cadastro de Sites para receber e avaliar as solicitações dos sites interessados em prestar os serviços descritos na Resolução CFP n° 11/2012. Aos sites aprovados, o sistema emite um e-mail contendo o script que irá gerar a imagem dinâmica em formato flash no site. Esta imagem contém informações referentes ao cadastro do site (protocolo e validade).

Os serviços psicológicos que podem ser oferecidos no site cadastrado são os seguintes:

a) Serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância desde que pontuais, informativos, focados no tema proposto e que não firam o disposto no Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o) e esta Resolução:

b) As Orientações Psicológicas de diferentes tipos, entendendo-se por orientação o atendimento realizado em até 20 encontros ou contatos virtuais, síncronos ou assíncronos;

c) Os processos prévios de Seleção de Pessoal;

d)  A Aplicação de Testes devidamente regulamentados por resolução pertinente;

e)  A Supervisão do trabalho de psicólogos, realizada de forma eventual ou complementar ao processo de sua formação profissional presencial;

f) O Atendimento Eventual de clientes em trânsito e/ou de clientes que momentaneamente se encontrem impossibilitados de comparecer ao atendimento presencial.

g) Atendimento Psicoterapêutico realizado por meios tecnológicos de comunicação à distância, em caráter exclusivamente experimental, desde que apresente certificado de aprovação do protocolo em Comitê de Ética em Pesquisa, conforme os critérios do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Sáude e respeitar o Código de Ética Profissional da(o) psicóloga(o).

Precisam proceder o cadastro apenas as(os) psicólogas(os) que oferecem serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância. Os sites pessoais, profissionais, de instituições e de divulgações não necessitam de cadastro.

Para maiores informações ver a Resolução CFP Nº 11/2012 e a Cartilha Sistema de Cadastro de Sites.