Publicado em 22/01/2018 - em

VIA CFP: Repensar a formação em Psicologia

Em 2018, Ano de Formação em Psicologia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (Abep) e a Federação Nacional dos Psicólogos (Fenapsi) vão coordenar processo nacional de discussão das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Psicologia. A proposta é mobilizar docentes, estudantes e profissionais para construir propostas para as novas diretrizes.

Nas reuniões preparatórias, que vão ocorrer até 28 de fevereiro e serão organizadas livremente por entidades, instituições de ensino ou grupos de atores da formação, propostas para serem avaliadas durante os encontros regionais serão elaboradas.

A partir de 17 de março, os encontros regionais vão aprovar essas propostas e eleger os delegados para o encontro nacional, marcado para dia 5 de maio, em Brasília. Aberto a participação de todos, os encontros regionais serão realizados sob a coordenação do Conselho Regional de Psicologia (CRP) do estado-sede, em conjunto com os núcleos da Abep e os Sindicato de Psicologia (SinPsi) da região.

Ano de Formação em Psicologia em cada região

Na região Norte, o encontro ocorrerá no CRP-20, em Manaus, AM, no dia 17 de março; No Centro-Oeste, a atividade será organizada pelo CRP-14, em Campo Grande, MS, dia 24 de março; No nordeste, o evento será na sede do CRP-02, em Recife, PE, no dia 7 de abril; Em Florianópolis, SC, na região Sul, o CRP-12 promoverá o evento no dia 14 de abril; São Paulo, SP, realizará a etapa da região Sudeste na sede do CRP-06, no dia 21 de abril.

A proposta das novas DCNs, consolidada após o encontro nacional, será colocada em consulta pública nos sites do CFP, da Abep e da Fenapsi até 20 de maio. O resultado final, publicado em 30 de junho, será enviado aos conselhos nacionais de Saúde e de Educação.

Participe das reuniões e contribua para a revisão das DCNs para os cursos de graduação em Psicologia.

Saiba mais

Baixe a cartilha Ano da Formação em Psicologia com a apresentação, o regulamento e o formulário para o envio de propostas.

Para obter mais informações sobre as reuniões preparatórias e o envio de propostas, envie uma mensagem para dcnpsi@cfp.org.br.

Fonte: Ascom CFP
« voltar para a lista